CINEMA NO DIVÃ
CINEMA NO DIVÃ
Através de encontros interativos formados por pequenos grupos de pessoas, “Cinema no Divã” traz a oportunidade de expandirmos nossa visão do ser humano através de uma abordagem aprofundada do perfil de consagrados personagens do cinema.
Voltado para um público diverso, “Cinema do Divã” reúne participantes curiosos, observadores da humanidade e, logicamente, amantes do cinema.
Prenda-me se for capaz
Prenda-me se for capaz
Nessa edição teremos o aclamado filme “Prenda-me se For Capaz”, estrelado por dois consagrados atores: Tom Hanks e Leonardo di Caprio e o personagem em análise é Frank Abagnale Jr (representado por Di Caprio).
Ao conseguir acumular uma fortuna de US$ 2,5 milhões falsificando cheques, Frank tem em seu encalço um obstinado agente do FBI (representado por Tom Hanks) fato que o coloca diante do constante desafio de encontrar os artifícios necessários para conseguir se manter ileso.
Através de uma abordagem psicológica, como poderíamos traçar o perfil deste jovem, um transgressor de sucesso? E quais fatores podem tê-lo levado a desafiar a lei e cometer crimes?
A intrigante a relação que se estabelece entre o fugitivo e perseguidor ao longo do filme é a cereja do bolo, pois é justamente aí que estão presentes os sentimentos de respeito e de amor. Como não questionar a profundidade da mudança que essa relação gerou no transgressor e no inspetor?
Nosso encontro será uma experiência construtiva que nos levará a entendermos um pouco mais sobre as relações humanas e a função paterna na formação da personalidade.
Sejam bem-vindos e venham dividir conosco esse momento enriquecedor!
Os encontros são realizados via plataforma Zoom e os inscritos receberão o link de acesso via Whatsapp 1h antes do evento.Para dúvidas ou informações, favor entrar em contato via Whatsapp.
2º momento) Seguindo a linha do caso anteriormente lido(1°momento), serão apresentados vários casos clínicos atuais, que foram vivenciados pelos idealizadores ou por outros psicanalistas em atividade. Para somar também construiremos casos clínicos através filmes e literatura;
3º momento) E para concluir o trabalho do dia, os participantes trarão seus próprios casos clínicos ou exemplos da atualidade para serem trabalhados.
Desta forma, o somatório dos momentos 1º, 2º e 3º, levará o participante à exercitar o trabalho analítico de forma profunda e a desenvolver ferramentas poderosas para serem usadas na prática, concatenando teoria, experiência atual e vivência pessoal. Baseado na metodologia, a visão é que o curso seja contínuo e sem interrupções e que se transforme em mais uma fonte de auxílio na pratica clínica do psicanalista e consequentemente, formando melhores profissionais e contribuindo para excelência de seus atendimentos.